Recentemente, foi divulgado que reativaram a ideia de construir um estádio de futebol em Blumenau/SC. Em meio a muitas controvérsias e informações desencontradas.
A equipe do IVL (em colaboração com Brasileiros de Bem) está apurando e investigando o assunto. Para trazer à tona aquilo que geralmente ocorre a portas fechadas e corre somente nos bastidores da política. Decisões que afetam a cidade e direcionam milhões de reais dos pagadores de impostos, sem que seja dada maior satisfação ou apurados os verdadeiros beneficiados.
Dando continuidade a este trabalho, o IVL solicitou alguns detalhamentos conforme registrado aqui.
Conteúdo da solicitação feita no sistema e-SIC, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação:
Número do protocolo: 112/2017
Solicitação enviada em 12/06/2017 e respondida em 27/06/2017.
Teor da solicitação:
Venho por meio desta solicitação, na qualidade de coordenador do IVL e Brasileiros de Bem, requerer:
1. Documentação da fonte de recursos para o novo estádio;
2. Esclarecimentos sobre todos os envolvidos nos trâmites da construção do estádio, seja por responsabilidade ou articulação;
3. Contato das pessoas ou entidades interessadas nesta construção na cidade de Blumenau da iniciativa privada;
4. Projeto ou esboço da obra com todas as benfeitorias relacionadas;
5. Descrição para o plano para manutenção da obra após a conclusão (com fonte de recursos, cargos a serem criados, impactos); Aproveitamos esta solicitação para pedir o agendamento da reunião com o Secretário de Gestão e Transparência, Paulo Costa e equipe, para esclarecimentos necessários.
Resposta à solicitação:
Prezado senhor,
Em resposta à sua solicitação temos a informar o que segue:
1. Não há documentação da fonte de recursos pois o Ministério dos Esprotes não empenhou os recursos para o projeto;
2. Envolvidos nos trâmites relativo ao estádio, sendo que ainda não existe garantia da sua construção porque a proposta não foi, até o momento, aprovada:
– Secretaria de Gestão e Transparência / Diretoria de Captação de Recursos;
– Secretaria de Infraestrutura;
– Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
3. A entidade que se apresentou como interessada na execução do projeto, em função de exercer atividades relacionadas ao futebol no município, foi o Clube Atlético Metropolitano (contato com Jurival da Veiga (47)3338-5574)
4. Anteprojeto em anexo.
5. O município não dispõe do documento em questão em função da fase preliminar no processo de viabilização do convênio com a União.
6. A reunião com o secretário Paulo Costa está agendada para dia 10 de julho às 9 horas. Favor confirmar disponibilidade.
O anexo do anteprojeto, segue ao final deste post.
Cabe registro que após procurado, fomos recebidos e orientados pelo Sr. Paulo Costa (Sec. de Gestão e Transparência) e equipe a fim de dar prosseguimento à nossa investigação. E posterior agendamento formal de reunião de esclarecimentos.
Pelas respostas obtidas até o momento, a impressão permanece a mesma sobre este estádio. Existe uma grande dificuldade para apurar os fatos pertinentes (de onde vem o dinheiro, quanto exatamente, para onde vai, implicações de longo prazo, quem são os envolvidos etc).
A única certeza é que o Clube Atlético Metropolitano é bem interessado e diretamente beneficiado. Enquanto, saber se este recurso poderia ser utilizado de outra forma, via esporte, para benefício maior da população em geral, permanece um mistério.
Manteremos a todos informados sobre os próximos desenvolvimentos, principalmente resultado da reunião que teremos com o secretário, Sr. Paulo Costa.
View Fullscreen