Reunião na Associação Renal Vida

Nesta terça-feira, 01 de março de 2016, a equipe do IVL participou de uma reunião na Associação Renal Vida.

Nesta oportunidade a equipe conheceu mais sobre a Renal Vida. Também tiveram a oportunidade de conversar sobre as limitações e problemas do atual modelo de saúde pública, situação do atendimento ao deficiente renal através do SUS, contexto político e perspectivas para a manifestação de 13-03-2016 e como a atuação do IVL se reflete na questão da saúde pública.

A equipe foi recebida pelo Sr. Tarcisio Steffen, o qual teceu os esclarecimentos sobre a Renal Vida. A Renal Vida desenvolve seu trabalho com o objetivo de minimizar as deficiências institucionais permanentes no atendimento ao deficiente renal e seus familiares, consolida ainda mais esta posição pioneira ao agregar equipe multidisciplinar e ações sociais em benefícios destes pacientes e seus familiares. Em Blumenau a unidade da Renal Vida atende através da Terapia Renal Substitutiva os procedimentos de Hemodiálise (HD), Diálise Peritoneal Intermitente (DPI), Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (DPAC), Diálise Peritoneal Automática (DPA), Acompanhamentos pré e pós Transplante (receptor e doador) e Ambulatório para os pacientes que possuem insuficiência renal.

Atualmente realizam mais de 300 consultas ambulatoriais, realizamos acompanhamento pós-transplante de 385 pacientes, temos 135 pacientes em HD, 10 pacientes em DPAC, mais 4 em DPA e 6 em DPI. O financiamento destes tratamentos em mais de 80% é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estes dados são referentes ao mês de agosto de 2010.

Todos concordaram que a saúde pública está um caos, baseado num sistema insano e nefasto. Para os deficientes renais a situação é catastrófica, demandando verdadeiras batalhas da equipe Renal Vida para salvar vidas na população que atendem. Chegando a envolver o aparato policial e jurídico muitas vezes!

Para a manifestação de 13-03-2016 a equipe do IVL concorda em destacar a temática da questão da saúde pública. E, coloca-se à disposição para seguir junto com a Renal Vida nessa batalha por um modelo mais digno à toda a população.

O IVL apoia integralmente a batalha da Renal Vida pelo atendimento digno aos seus pacientes. E se solidariza com todos os que sofrem nas filas de hospitais e as famílias que perderem entes queridos nesses sistema torpe vigente atualmente no país. E registra aqui mais uma vez sua luta por mais livre iniciativa na área da saúde, garantindo a máxima eficiência no acesso aos bens de saúde, sem os males da ingerência política em área tão sensível.

Coordenadores do IVL presentes eram Cyntia Andrioli Muller, Alcione Kleine e Vanderlei Dallagnolo.

 

Facebook Comments

Author: Vanderlei Dallagnolo

Leave a Reply

Your email address will not be published.