Investigando o misterioso novo estádio de futebol de Blumenau

Recentemente, foi divulgado que reativaram a ideia de construir um estádio de futebol em Blumenau/SC. Em meio a muitas controvérsias e informações desencontradas.

A equipe do IVL (em colaboração com Brasileiros de Bem) está apurando e investigando o assunto. Para trazer à tona aquilo que geralmente ocorre a portas fechadas e corre somente nos bastidores da política. Decisões que afetam a cidade e direcionam milhões de reais dos pagadores de impostos, sem que seja dada maior satisfação ou apurados os verdadeiros beneficiados.

Dando continuidade a este trabalho, o IVL solicitou alguns detalhamentos conforme registrado aqui.

Conteúdo da solicitação feita no sistema e-SIC, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação:

Número do protocolo: 112/2017 

Solicitação enviada em 12/06/2017 e respondida em 27/06/2017.

Teor da solicitação:

Venho por meio desta solicitação, na qualidade de coordenador do IVL e Brasileiros de Bem, requerer:

1. Documentação da fonte de recursos para o novo estádio;

2. Esclarecimentos sobre todos os envolvidos nos trâmites da construção do estádio, seja por responsabilidade ou articulação;

3. Contato das pessoas ou entidades interessadas nesta construção na cidade de Blumenau da iniciativa privada;

4. Projeto ou esboço da obra com todas as benfeitorias relacionadas;

5. Descrição para o plano para manutenção da obra após a conclusão (com fonte de recursos, cargos a serem criados, impactos); Aproveitamos esta solicitação para pedir o agendamento da reunião com o Secretário de Gestão e Transparência, Paulo Costa e equipe, para esclarecimentos necessários.

Resposta à solicitação:

Prezado senhor,

Em resposta à sua solicitação temos a informar o que segue:

1. Não há documentação da fonte de recursos pois o Ministério dos Esprotes não empenhou os recursos para o projeto;

2. Envolvidos nos trâmites relativo ao estádio, sendo que ainda não existe garantia da sua construção porque a proposta não foi, até o momento, aprovada:

– Secretaria de Gestão e Transparência / Diretoria de Captação de Recursos;

– Secretaria de Infraestrutura;

– Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

3. A entidade que se apresentou como interessada na execução do projeto, em função de exercer atividades relacionadas ao futebol no município, foi o Clube Atlético Metropolitano (contato com Jurival da Veiga (47)3338-5574)

4. Anteprojeto em anexo.

5. O município não dispõe do documento em questão em função da fase preliminar no processo de viabilização do convênio com a União.

6. A reunião com o secretário Paulo Costa está agendada para dia 10 de julho às 9 horas. Favor confirmar disponibilidade.

O anexo do anteprojeto, segue ao final deste post.

Cabe registro que após procurado, fomos recebidos e orientados pelo Sr. Paulo Costa (Sec. de Gestão e Transparência) e equipe a fim de dar prosseguimento à nossa investigação. E posterior agendamento formal de reunião de esclarecimentos.

Pelas respostas obtidas até o momento, a impressão permanece a mesma sobre este estádio. Existe uma grande dificuldade para apurar os fatos pertinentes (de onde vem o dinheiro, quanto exatamente, para onde vai, implicações de longo prazo, quem são os envolvidos etc).

A única certeza é que o Clube Atlético Metropolitano é bem interessado e diretamente beneficiado. Enquanto, saber se este recurso poderia ser utilizado de outra forma, via esporte, para benefício maior da população em geral, permanece um mistério.

Manteremos a todos informados sobre os próximos desenvolvimentos, principalmente resultado da reunião que teremos com o secretário, Sr. Paulo Costa.


View Fullscreen

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.