Ateliê Vertical – Discussão sobre o local correto da nova ponte do Centro de Blumenau/SC

Nesta, terça-feira, dia 22/08/2017, ocorreu uma reunião para tratar do projeto da nova ponte do Centro de Blumenau/SC. A reunião ocorreu no galpão do curso de Arquitetura da Furb nas imediações do campus I daquela universidade.

Estiveram presentes à reunião a coordenadora do IVL – Instituto Verdade e Liberdade, Michelle Schwanke, representantes de entidades e cidadãos preocupados com mais uma grande obra com impactos imensos e duradouros sobre a cidade de Blumenau/SC. Assunto que já se arrasta há anos devido a desmandos e incompetência criminosa de gestores públicos.

Sobre o referido projeto e a reunião, Michelle Schwanke (que também é arquiteta), registrou a explicação a seguir.

O Projeto da Ponte que está sendo cogitada entre a Rua Paraguai e Rua Itajaí está na sua 4ª atualização; o projeto (terceirizado) está sendo pago com nossos altíssimos impostos e ficando cada vez pior.

Quanto já foi gasto com estes projetos e alterações? Agora este projeto prevê mão única e vai ligar uma área já com problemas de congestionamentos, além de mais um semáforo.

Planejamento Urbano não é apenas abrir ruas e ligar um lado ao outro; não é só ter boas ideias e necessita sim de vários estudos, como Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Contagem de Tráfego, Estudos Geológicos, Estudos Ambientais, Estudo da Hidrologia. Necessita de relatórios de Institutos de Patrimônio Histórico, já que está área está inserida no Centro Histórico, é curva de rio, é o Porto da cidade.

O projeto atual inviabiliza o circuito ciliar, a passarela para pedestres e ciclistas que já estava contemplado nos financiamentos através do BID (Banco Internacional de Desenvolvimento).

Acredito que toda obra pública deve ser analisada em todos os seus aspectos:

=> Naturais, condicionantes locais e legais, mobilidade, tráfego existente e planejamento para o futuro, através de laudos técnicos e profissionais de cada área específica, e contamos com excelentes técnicos na Prefeitura assim como entidades capacitadas para auxiliar a estes na direção de decisões mais coerentes e acertadas, não deixando de ouvir a parte mais importante, os cidadãos.

=> Penso que faltou Audiência Pública sobre o atual Projeto e sendo assim um EIV atualizado e sua respectiva Contagem de Tráfego para o novo traçado.

=> Faltou apresentar aos Blumenauenses, também, o projeto completo para poder verificar como serão as obras do entorno envolvendo a Ponta Aguda e a Rua Itajaí.

=> Você sabia que está ponte, na entrada principal da cidade, será de concreto (Ponte de BR) cheio de pilares dentro do Rio? Curioso que para o Concurso da Ponte da Rua Chile um dos Pré- Requisitos eram de não haver pilares dentro do rio? Exigido pelos técnicos e levando em consideração as cheias que acontecem. Por que este novo Projeto não foi exigido? Quanto vão custar as Obras de Entorno? Quanto vão custar as desapropriações e indenizações? São estas e outras questões que devem ser respondidas antes de haver qualquer licitação.

=> POR QUE não foi executada a Ponte (Rua Chile) do Projeto do Concurso Público Nacional que tinha os projetos aprovados, os estudos e apoio financeiro do BID? Esta ponte já poderia estar pronta!

=> Por que a pressa na Licitação? Devemos exigir mais e melhores explicações.

Não adianta querer dizer que são os moradores da Ponta Aguda que não querem a obra, pois não moro neste Bairro e também não tenho terrenos a ser indenizados no local. Não vão conseguir nos manipular desta forma e nem de outras quaisquer, pois iniciativas de vários grupos da sociedade estão unidas e debatendo o assunto com a seriedade com que deve ser tratado.

Parabéns ao IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) – Blumenau, a Furb, através do evento Ateliê Vertical que promoveu na noite desta terça-feira, dia 22 de agosto, 19hs, um encontro riquíssimo de ideais, onde foram formados grupos de atuação com vários técnicos e advogados (ambos grupos marcando grande presença no evento) e também pessoas da comunidade para participar do debate e das deliberações acerca dos  diferentes aspectos e dúvidas com relação a este Projeto.

Parabéns às pessoas que fazem a diferença! Venha fazer parte! Todos são bem vindos e devem se envolver e entender o que vai impactar na sua cidade.

E aos acomodados da velha política, sempre há tempo de fazer diferente. O CERTO É CERTO, MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA FAZENDO E O ERRADO É ERRADO MESMO QUE TODOS ESTEJAM FAZENDO.

Abaixo registros da reunião.

Facebook Comments

Author: Vanderlei Dallagnolo

Leave a Reply

Your email address will not be published.